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 O que é RPG ?

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Brian

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Data de Inscrição : 31/03/2009

Mensagens : 170


MensagemAssunto: O que é RPG ?   Dom 19 Abr - 17:11:46

Conceituando RPG

Uma terra de forças sobre-humanas e de prodígios, repleta de bestas selvagens, bandidos cruéis, homens sábios e caçadores corajosos. Um lugar de imaginação tão vívida e maravilhosa que milhares de pessoas no mundo todo leram seus contos, assistiram a seus episódios e, discutindo-o, escreveram várias e várias páginas. Este é o Mundo Hunter, onde heróis valentes e audaciosos opõem-se com firmeza aos maiores males e horrores que seu mundo jamais enfrentou!

E agora você pode se unir a eles! Este fórum é o seu ingresso para um mundo ainda desconhecido. Aqui, você pode criar seus próprios personagens e conduzí-los em jornadas que os lançam contra terríveis organizações e outros males que ameaçam a paz.

Isto é um RPG, um jogo de interpretação. É diferente dos jogos de cartas, de tabuleiro, dos videogames e da maioria dos outros jogos. Ao jogar RPG, seu objetivo não é "vencer". Ao invés disso, seu objetivo é divertir-se com seus amigos, contando uma história fantástica na qual os personagens criados por vocês realizam feitos nobres e heróicos ou até mesmo rústicos e cruéis. É como as brincadeiras de faz-de-conta, que vocês brincavam quando eram pequenos, com a diferença que vocês não correm pela rua e existem regras para dizer se vocês atingiram o bandido e o derrubaram.

Para jogar o RPG Hunter World - Uma eterna fantasia, você precisa de um personagem: uma personalidade fictícia que você cria, caracteriza e desenvolve enquanto brinca. Seu personagem poderia ser um mercenário do mercado negro, um protetor dos animais, ou qualquer uma dentre milhares de outras possibilidades fascinantes. As regras do jogo explicam como criar seu personagem: como definir suas qualidades básicas, o que ele sabe fazer, os poderes e as perícias especiais que ele possui, e as armas e o equipamento que carrega consigo.

Mas isso é só uma parte do processo. Você, e não as regras, é quem define como é personagem. Ele é alegre e folgazão? Um rabugento que, secretamente, é nobre e tem bom coração? Corajoso e beligerante? Valoroso e capaz de sacrificar a si mesmo? Você é o único a decidir.

Você também pode decidir como seu personagem vai agir durante o jogo. Os personagens controlados por um único jogador são conhecidos como personagens dos jogadores (PdJs).

Um membro do grupo é o Narrador, a pessoa encarregada de criar o esboço de uma aventura para que os personagens de vocês dela participem. Ele explica as situações e interpreta os papéis de todos os personagens do Narrador (PdNs), ou popularmente conhecidos como NPCs, qualquer pessoa que participa da história mas não é controlada por nennhum jogador. Ele descreve para você o que seu personagem vê, ou o que acontece na aventura.

Mas, como os RPGs envolvem a criação, em grupo, de histórias cativantes, você não fica simplismente ouvindo/lendo enquanto o Narrador diz:
"Três bestas selvagens investem contra você com garras afiadíssimas!" Você pode decidir exatamente o que seu personagem faz. Você poderia dizer:
"Eu saco a minha espada e me preparo para a batalha!" Ou então:
"Eu salto para trás daquelas pedras para conseguir alguma cobertura e gripo por socorro!" Ou:
"Eu berro: 'Fujam agora mesmo, criaturas horrendas, ou eu destruirei todos vocês!'"

Tomada a decisão, você usa as regras para descobrir o que acontece. Lançando dados e aplicando as regras, você decide se atinge as bestas com sua espada, qual a cobertura oferecida pelas pedras, ou se sua tentativa de amedrontar as bestas tem sucesso. Se for necessário, o Narrador interpreta as regras para você, e decide como elas se aplicam a uma determinada situação.

As regras são o que fazem disso um jogo: elas governam o funcionamento de certas coisas. Mas aqui, ao contrário de outros jogos, as regras são flexíveis. Se você quiser ou precisar, pode até mesmo alterá-las ou ignorá-las completamente. O que importa é se divertir com o cumprimento dos objetivos numa aventura e, ao longo do processo, com a criação de uma história.

O Narrador simplesmente não conta a história sozinho. Ao contrário, você, ele e seus outros amigos compõem a história à medida que prosseguem, descrevendo as ações de seus personagens e usando as regras para determinar o que acontece. A história vai ter um final diferente se você atacar as bestas, esconder-se delas ou tentar amedrontá-las. Assim, por meio de suas decisões, você contribui para o andamento da história e também a conduz.

Você pode imaginar uma sessão de RPG como uma novela de rádio improvisada. É improvisado porque, apesar do Narrador ter um "roteiro" (as anotações e idéias dele sobre o que provavelmente vai acontecer durante a aventura), todo mundo pode contribuir com alguma coisa ou "re-escrever" o roteiro durante o andamento do jogo. É como no rádio porque vocês não vão usar fantasias e objetos cenográficos, nem vão realmente se mexer e representar as cenas. Ao invés disso, vocês utilizam da imaginação para visualizar o que está acontecendo. E é uma novela porque vocês estão criando uma história dramática.


Cordialmente,
Brian

cheers

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