InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Glossário (A ~ Y)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Brian

avatar

Data de Inscrição : 31/03/2009

Mensagens : 170


MensagemAssunto: Glossário (A ~ Y)   Dom 15 Nov - 0:22:40

Os termos que veremos a seguir aparecem ao longo de todo o RPG Hunter World - Uma eterna fantasia. Se tiver dificuldades para se lembrar de algum termo, você pode procurar por ele aqui. Além do mais, este é um jogo para aventuras em estilo anime, mangá e games japoneses. Aqui também estão explicações para alguns termos ligados a essa cultura.


Ação de Deslocamento
Esta ação permite-lhe deslocar-se uma certa distância, que depende de você estar correndo, caminhando, arrastando-se, escalando ou nadando.

Ação Livre
Uma ação que requer pouco tempo ou esforço, tal como gritar por socorro ou tomar um copo de suco.

Ação Plena
Uma ação que exige toda a atenção de um personagem, tal como curar um companheiro ferido ou protelar um ataque.

Ação Prolongada
Uma ação que exige toda a atenção de um personagem durante um período extenso, tal como atravessar uma ponte de cordas sobre um rio, confeccionar uma espada ou consertar um veículo danificado.

Ação
Quando seu personagem faz alguma coisa, isso é uma ação. Todos os personagens podem realizar duas ações por rodada.

Anime
Abreviação de animation, termo japonês para desenhos animados. No Ocidente, é usado para desenhos animados com estética japonesa.

Aperfeiçoamento
Os personagens podem aperfeiçoar algumas características e habilidades gastando opções de evolução para adquirí-las mais de uma vez. A menos que a descrição de uma característica ou de uma habilidade diga especificamente que é possível aperfeiçoá-la, seu personagem só pode adquirí-las uma vez.

Atributo
Uma dentre sete qualidades inatas do personagem: Porte (Prt), Agilidade (Agi), Resistência (Res), Força (For), Presteza (Pre), Percepção (Per) e Espírito (Esp).

Baka
Tolo, estúpido, idiota. Uma ofensa comum (mas leve) em anime e mangá.

Bakemono
Monstro, demônio. Em geral esta palavra é usada quando não se tem certeza sobre o tipo específico de monstro (alien, demônio, vampiro...).

Bishonen
Rapaz muito atraente, de traços afeminados ou andróginos. No Ocidente é comum (mas incorreto) dizer que qualquer personagem masculino de boa aparência é bishonen.

Bônus
Um modificador positivo aplicado a um lançamento de dados.

Capítulo
Uma aventura completa do RPG, muito semelhante a um capítulo de um livro. Um capítulo pode precisar de várias sessões de jogo para ser completado.

Característica
Um aspecto de seu personagem não mensurado por atributos, perícias ou habilidades, como por exemplo, ganância. As caracterísitcas podem ser tanto vantagens quanto defeitos.

Chan
Diminutivo afetuoso usado junto ao nome. Assim, “Márcia-chan” seria o mesmo que “Marcinha”. É mais usado por meninas, ou por adultos para tratar meninas ou crianças.

Chibi
Baixinho. Também é um termo popular para uma versão infantil de um personagem adulto. Foi difundido pela personagem Sailor Chibi-Moon, versão mais jovem da protagonista de Sailor Moon. Não é o mesmo que Super Deformed (veja em “SD”).

Cosplay
Abreviação de costume play. Ato de fantasiar-se como um personagem de anime, game ou (mais raramente) mangá, para participar de concursos ou apenas por diversão. Uma atividade muito comum em convenções de fãs.

Coragem
Representa a bravura, as qualidades heróicas e a engenhosidade de seu personagem. Você utiliza coragem para melhorar os resultados dos testes, ganhando um bônus igual a +3 por ponto de Coragem gasto.

Corrupção
Uma medida de inclinação de um personagem para o egoísmo, a maldade e a sombra. Se um personagem acumular pontos de Corrupção suficientes para igualar ou exceder seu Porte, ele se torna um PdN.

Crônica
Um conjunto de capítulos (histórias) relacionados entre si, tendo como protagonistas os mesmos personagens.

Dano
Mede quanto dano físico seu personagem é capaz de suportar antes de cair em combate ou em qualquer outra situação.

Defeito
Uma característica que atrapalha seu personagem.

Dificuldade
O nível de desafio associado a um teste, estabelecido por um Número Alvo (NA). Varia entre "fácil" e "quase impossível".

Experiência
Uma medida numérica das realizações de seu personagem. Você recebe um certo número de pontos de experiência ao final de cada capítulo, com base nas ações e sucessos de seu PdJ.

Fadiga
Uma medida do quanto o personagem está cansado ou descansado. Existem seis Níveis de Fadiga: Vigoroso, Esbaforido, Cansado, Fatigado, Extenuado e Exausto.

Gaijin
Estrangeiro. É um termo japonês informal (e muitas vezes pejorativo) para forasteiros; a palavra formal é gaikokujin.

Grunt
Grunhir, resmungar. Grunts é também um termo norte-americano para os soldados de infantaria das forças do mal, como os Soldados Hidler de Changemen. São facilmente identificados por não falar (apenas grunhir), atacar em grande número e usar fantasias medíocres (mesmo para os padrões tokusatsu). São também conhecidos como “soldados capengas”.

Harém
Subgênero das histórias shounen, geralmente comédias românticas sobre um protagonista masculino cercado de lindas garotas. Tenchi Muyo! e Love Hina são os representantes mais conhecidos. Por outro lado, Fruits Basket e Fushigi Yuugi são apontados como versões shoujo destas histórias, com muitos homens atraentes devotados uma protagonista feminina.

Henshin
Metamorfose, transformação. Muitos super-heróis japoneses, sobretudo os vários Kamen Riders, gritam esta palavra ao assumir suas formas de herói.

Hentai
Tarado, pervertido. Também se refere a anime e mangá de conteúdo erótico.

Jigoku
Inferno.

Kaijin
Termo popular para monstros de tamanho humano.

Kaijuu
Termo popular para monstros gigantes (também conhecidos como daikaijuu), como os adversários de Ultraman. Godzilla é a mais famosa destas criaturas.

Kakkoii
De boa aparência. Elogio muito usado por jovens para pessoas, roupas, veículos ou mesmo monstros de visual impressionante.

Kami
Deus, grande espírito. O Deus cristão é normalmente chamado kami-sama.

Kawaii
Bonitinho, gracioso, engraçadinho. Elogio muito usado por meninas, para se referir a coisas fofas (como bichos de pelúcia); por meninos, para se referir a meninas bonitas; e por invasores do espaço, para se referir às forças armadas da Terra...

Kemono
Gênero muito antigo de arte japonesa, com personagens animais em situações humanas, usado amplamente em desenho, pintura, anime, mangá e videogames.

Kiodai
Gigante.

Kiodai Robotto
Robô gigante.

Kishi
Guerreiro, normalmente um cavaleiro de armadura.

Kishin
Termo popular para robôs gigantes de combate. Provavelmente é uma combinação de kishi e mashin (“máquina”, do inglês machine).

Kun
Diminutivo respeitoso usado junto ao nome, equivalente a “Junior” ou “senhor”. É um pouco mais formal que “San”, usado para tratar amigos ou subordinados.

Kuso
Merda. Palavrão muito comum em anime e mangá, onde é considerado mais leve que no Ocidente. No Brasil, costuma ser substituído por “droga” ou “maldição”. (Lembrando que um certo cão-demônio costuma gritar “maldiçããão!” o tempo todo...)

Lançamento dos Dados
Um lançamento de dados, feito sempre que existir uma chance de seu personagem falhar numa ação.

Mahou Shoujo
Menina mágica. Um subgênero das histórias shoujo, sobre garotas com poderes mágicos que combatem o mal. Sailor Moon é a mais famosa história deste tipo, que também inclui Guerreiras Mágicas de Rayearth e Sakura Card Captor.

Mangá
História em quadrinhos. No Ocidente, é usado para HQs com estética japonesa.

Mecha
Ou mech, do inglês mechanical. No Japão, é qualquer máquina presente em anime e mangá — robôs, naves, veículos, armas e outras. No Ocidente, o termo é mais específico para grandes robôs bípedes tripulados (ou controlados à distância; jamais autônomos), geralmente usados como máquinas de guerra.

Metabot
Um robô gigante formado por robôs menores conectados. Go Lion (conhecido no Ocidente como Voltron) teria sido o primeiro metabot.

Metal Hero
Subgênero das séries tokusatsu, quase sempre sobre policiais ou heróis do espaço que usam armaduras metálicas, ou transformam-se em guerreiros metálicos. Teve início com a trilogia dos “Xerifes Espaciais” (Uchuu Keiji), formada pelas séries Gavan, Sharivan e Shaider. Também inclui Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector, Solbrain e outros.

Modificador
Um bônus ou uma penalidade aplicados ao resultado de um teste.

Narrador
O personagem que representa os Personagens do Narrador (PdNs), cria o episódio para o jogo e serve como árbitro.

Nekomimi
Ou catgirls. Termo popular para garotas ou mulheres humanas com orelhas e cauda de gato. A palavra quer dizer “orelha de gato”, mas também é usada para outras combinações mulher/animal, como coelhos, raposas e (mais raramente) cães. Nekomimi masculinos, mais raros, costumam ser associados a cães (como Inuyasha) e lobos.

Ningen
Ser humano, gente.

NPC
Non Player Character, “Personagem Não-Jogador”. São todos os personagens não controlados pelos jogadores em uma aventura de RPG.

Nível
Com o passar do tempo os personagens desenvolvem-se e aperfeiçoam-se, aprendendo com suas experiências, tanto as boas quanto as ruins. Ao obter uma certa quantidade de experiência, um personagem evolui, ganhando a oportunidade de aperfeiçoar ou adquirir novas perícias e habilidades.

Número Alvo
O número que um jogador deve igualar ou exceder para ser bem sucedido num teste.

Oni
Demônio.

Ordem
A vocação de um personagem no jogo: Ladino, Médico, Hacker, Caçador, Assassino, Músico, Gourmet, Seeker ou Cientista.

Otaku
No Japão, é um termo pejorativo para fãs obsessivos de anime, mangá, games, computadores, ídolos pop e qualquer outro hobby. No Brasil é qualquer fã de anime e mangá, mas sem a mesma carga negativa.

Penalidade
Um modificador negativo aplicado ao resultado dos dados.

Perícia
As habilidades adquiridas, aptdões e áreas de conhecimento de um personagem.

Personagem do Jogador (PdJ)
Um personagem controlado por um jogador, geralmente um dos protagonistas principais da aventura.

Personagem do Narrador (PdN)
Qualquer personagem que não seja um personagem do Narrador. O Narrador interpreta o papel de todos os PdNs.

Renome
Uma medida da fama ou da ignomínia de um personagem. Usado para determinar se as outras pessoas reconhecem ou não o personagem, o Renome também modifica certor testes sociais.

Resultado do Teste
A soma total dos resultados dos dados depois de aplicados todos os modificadores.

Rodada
Uma unidade de tempo durante o combate ou outros encontros nos quais a sua medida torna-se crucial.

RPG
Role Playing Game, “Jogo de Interpretação de Papéis”. Jogo inventado nos Estados Unidos — país onde até hoje é mais praticado —, em que os jogadores assumem papéis de personagens para contar histórias. Dungeons & Dragons foi o primeiro RPG do mundo, em 1974. No Oriente, o termo também é usado para videogames sobre grupos de companheiros envolvidos em longas missões, como Final Fantasy.

Sama
Sufixo extremamente respeitoso usado junto ao nome, equivalente a “digníssimo”. Usado para tratar uma pessoa em cargo ou posição superior.

San
Sufixo respeitoso usado junto ao nome, equivalente a “senhor”, mas um pouco mais informal que “Kun”. É bastante comum entre amigos e colegas.

Senpai
Veterano. Nas escolas japonesas, é um termo respeitoso usado por alunos novatos para tratar veteranos.

Sensei
Mestre, professor ou doutor.

Sentai
Equipe, esquadrão ou força-tarefa. Termo popular para séries tokusatsu com equipes de super-heróis com uniformes coloridos, armas avançadas e treino em artes marciais, formadas por três ou mais integrantes (tipicamente cinco) que protegem a Terra contra invasores de outros planetas ou dimensões. Himitsu Sentai Goranger foi a primeira série sentai.

Shoujo
Menina. Também se refere a anime e mangá para meninas. A maioria é sobre romance e/ou fantasia, mas também pode envolver ação, aventura, horror e ficção. Fushigi Yuugi, The Vision of Escaflowne, Fruits Basket e Peach Girl são exemplos de histórias shoujo.

Shounen
Menino. Também se refere a anime e mangá para meninos, quase sempre envolvendo muita ação, competição, violência e/ou personagens femininas irreais. Dragon Ball Z, Naruto, Shaman King e Video Girl Ai são exemplos de histórias shounen.

Shuwatch
Ninguém sabe o que quer dizer, mas o Ultraman grita isso quando voa...

Sugo
Fantástico, incrível, impressionante. Expressão de espanto ou entusiasmo. Os mais jovens também dizem sugee!

SD
Super Deformed. Uma versão cômica, brincalhona de um personagem, quase sempre menor, com membros atarracados e cabeça enorme. Personagens de anime e mangá assumem essa aparência em momentos de humor e/ou emoção intensa, como medo, raiva, surpresa ou constrangimento. Em antigos videogames japoneses, devido a limitações de resolução gráfica, os personagens eram sempre SD (uma estética até hoje mantida em alguns jogos). Não é o mesmo que chibi.

Sistema
O conjunto de regras descritas neste fórum e usadas para se jogar o RPG.

Super-Sentai
Uma série sentai envolvendo monstros e robôs gigantes. Tipicamente, em cada episódio a superequipe derrota um exército de grunts e o “monstro da semana”, que ressuscita em uma versão gigantesca; os heróis então convocam enormes veículos ou animais robôs, que combinam-se para formar um robô gigante e destruir o monstro. Battle Fever J foi a primeira série super-sentai, que também inclui Google Five, Changemen, Flashman, Maskman e dezenas de outras.

Tengoku
País celestial, o Paraíso.

Tenshi
Anjo.

Teste Acadêmico
Um teste envolvendo o conhecimento de um personagem, como, por exemplo, quem foi o imperador da Ilha Nostrad, ou quais integrantes do Clã Kuruta sobreviveram ao massacre.

Teste de Atributo
Um teste feito quando as qualidades inatas de seu personagem têm um papel importante, tal como se erguer um objeto pesado ou saltar de uma pedra escorregadia para a outra.

Teste de Iniciativa
Um teste de Presteza que determina a ordem na qual os personagens vão agir num encontro envolvendo combate.

Teste de Perícia
Um teste influenciado pelo treinamento de um personagem, tal como reparar objetos danificados ou rastrear um bando de raposas-urso.

Teste Social
Um teste envolvendo interação entre dois personagens, tal como pechinchar ou mediar uma disputa.

Teste
Um lançamento dos dados usado para determinar os resultados de uma ação cujas consequências são incertas. A maioria dos testes envolve o lançamento de 2d6 e a soma dos valores obtidos, à qual aplicam-se os modificadores apropriados (modificadores de atributo, níveis de perícia e assim por diante).

Tokusatsu
Efeitos especiais. Termo japonês para filmes de ficção, fantasia e horror para cinema ou TV. Godzilla, Ultraman e Kamen Rider são as produções deste tipo mais famosas.

Vantagem
Uma característica que dá ao seu personagem uma vantagem.

Wusha
“Pessoas voadoras” em chinês. Subgênero do cinema de ação com artistas marciais capazes de façanhas atléticas assombrosas, até mesmo voar. O Tigre e o Dragão, Herói, O Clã das Adagas Voadoras, Shaolin Soccer e Kung-Fusão são exemplos bem conhecidos.

Yatta
Consegui! Expressão de comemoração, muito usada após superar um desafio ou vencer uma luta, especialmente em games. Em Street Fighter, ao vencer, Chun Li e Ken gritam “Yatta!” e “Yatta ne!” respectivamente.

Youkai
Espírito. Termo genérico para numerosos seres sobrenaturais do folclore japonês, como fantasmas, fadas, vampiros, licantropos e demônios.

_________________
Dicas Importantes:
- Respeite as Regras e conheça a Equipe
- Conheça a função Busca
- FAQ
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://hunterworld.forum.st
 
Glossário (A ~ Y)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Glossário de aviação

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
::: Hunter World - Uma eterna fantasia ::: :: RPG :: Mundo Hunter ● Role-Playing Game-
Ir para:  

2008 - 2009 © Hunter World - Uma eterna fantasia - Todos os direitos reservados ®

PageRank Creative Commons License
criar um fórum | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Fale conosco | Assinalar uma queixa | Criar um fórum