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 Atributos: Definição & Distribuição de Pontos

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Brian

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Data de Inscrição : 31/03/2009

Mensagens : 170


MensagemAssunto: Atributos: Definição & Distribuição de Pontos   Dom 18 Jul - 13:55:57

Interpretando seus Atributos

A primeira coisa a se determinar a respeito do seu personagem é a pontuação dos atributos. Os atributos representam as capacidades e características inatas de um personagem: sua força, rapidez, inteligência, vigor, carisma e perceptividade.

    Arrow Força (For)
Força representa sua força muscular, sua capacidade de aplicar força com o poder de seus braços. Você utiliza Força para erguer uma árvore caída que imprensa um amigo contra o solo, para desferir golpes violentos, vencer disputas de quebra-braço e pôr abaixo portas trancadas. A Força não tem tanta influência sobre a aparência quanto a Constituição. Um lutador magrinho de artes marciais pode ser forte o bastante para quebrar pilhas de tijolos, mas um fisiculturista musculoso dificilmente poderia igualar a proeza. A Força, como a Constituição, tem influência sobre o cálculo dos Pontos de Vida. Quanto maior a For, mais PVs um Personagem terá. A Força também afeta o dano que ele é capaz de causar com armas de combate corporal, e peso máximo que pode carregar ou sustentar (por poucos instantes).

    Arrow Destreza (Des)
Destreza define a habilidade manual do Personagem, sua destreza com as mãos e/ou pés. Não inclui a agilidade corporal, apenas a destreza manual. Um Personagem com alta Destreza pode lidar melhor com armas, usar ferramentas, operar instrumentos delicados, atirar com arco-e-flecha, agarrar objetos em pleno ar...

    Arrow Porte (Prt)
Porte representa a força da personalidade de seu personagem, a presença e a habilidade que ele tem de inspirar emoções como medo, obediência, confiança e respeito nas outras pessoas. Por esse motivo é um dos atributos mais importantes, pois reflete qualidades e defeitos de cada personagem. No jogo, Porte afeta em vários testes como carisma, persuasão e outros. Um alto valor em Prt não quer dizer que ele seja bonito ou coisa assim, apenas simpático: uma modelo profissional que tenha alta Constituição e baixo Porte seria uma chata insuportável; um baixinho feio e mirrado, mas simpático, poderia reunir sem problemas montes de amigos à sua volta. O Porte também define a Sorte de um Personagem. Não existe um Atributo Sorte, mas em situações complicadas, o Jogador pode pedir ao Mestre que teste sua Sorte. Afinal de contas, pessoas de "alto astral" costumam ser mais afortunadas que os pessimistas resmungões.

    Arrow Percepção (Per)
Percepção representa a consciência que você tem daquilo que está ao seu redor, incluindo-se habilidades de avistar o que está escondido. É a capacidade de observar o mundo à volta e perceber detalhes importantes como aquele cano de revólver aparecendo na curva do corredor. Um Personagem com alta Percepção está sempre atento à coisas estranhas e minuciosas, quase imperceptíveis, enquanto o sujeito com Percepção baixa é distraído e avoado. Você utiliza Percepção para ver um ladrão aproximando-se sorrateiramente, para ouvir uma conversa atrás da porta, ou para sentir o cheiro da fumaça de uma fogueira. No jogo, Percepção afeta em testes que dependem de atenção, como observar, ter noção do clima, entre outros. Percepção serve, também, para detectar a Aura de um ser vivo, seja um amigo ou um oponente.

    Arrow Constituição (Con)
Determina o vigor, saúde e condição física do Personagem. De modo geral, um Personagem com baixo valor em Constituição é franzino e feio, enquanto um valor alto garante uma boa aparência ou um aspecto de brutamontes, você decide. Isso não significa necessariamente que o Personagem seja forte ou fraco; isso é determinado pela Força. A Constituição determina a quantidade de Pontos de Vida: quanto mais alta a CON, mais PVs o Personagem terá. Também serve para testar a resistência a venenos, fadiga e rigores climáticos e físicos.

    Arrow Espírito (Esp)
Espírito representa sua memória, a capacidade para o pensamento elevado e ponderado, o intelecto, e um repertório de conhecimentos básicos. É a capacidade de resolver problemas. Um Personagem de muito espírito está mais apto a compreender o que ocorre à sua volta e não se deixa enganar tão facilmente. No jogo, além de auxiliar em testes que envolvem o conhecimento do personagem, Espírito afeta na quantidade de sua aura e no dano provocado pelas técnicas em combate.

    Arrow Presteza (Pre)
Presteza representa sua coordenação, a habilidade, e a perícia do personagem, sua velocidade e seus reflexos: sua capacidade de evitar golpes de espadas e perigos semelhantes. Também ajuda você a se manter de pé numa trilha escorregadia, desviar os olhos a tempo quando um animal selvagem olhar fixamente em sua direção, fazer trabalhos delicados, pendurar-se numa corda e mover-se furtivamente ou pegar um objeto em queda antes dele se espatifar no chão. No jogo, Presteza auxilia na esquiva e na defesa, aumenta a quantidade de ações que o personagem pode realizar em combate. Além disso, afeta na precisão para atingir alvos em combate e na iniciativa de cada personagem.


Distribuindo seus Pontos

Como estamos trabalhando com Hunter x Hunter, os Personagens possuirão 32 pontos (sem faltar ou exceder) para distribuir em seus sete Atributos, sendo que o valor mínimo para cada atributo é de 1 ponto e o valor máximo de 9. Os Atributos devem ser distribuídos de acordo com a sua concepção do Personagem. Como você imagina que ele é? Forte como um touro, ou magro e franzino? Inteligente? Um perito em acrobacias? Os Atributos servem para colocar suas idéias no mundo imaginário de sua Campanha...

Exemplo: Você pode colocar 9 pontos em Força, 2 em Destreza, 3 em Porte, 6 em Percepção, 2 em Constituição, 4 em Espírito e 6 em Presteza, finalizando em um total de 32 pontos.

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